Cia Rhema de Teatro Musical e Dança - ciarhema@gmail.com

SEMINÁRIO DISCIPULARTE

MÓDULOS 1,2,3,4 - PARA TODOS OS QUE SERVEM COM SEUS DONS NA IGREJA
MÓDULOS 1 e 2 PARA PROFESSORES DE CRIANÇAS

OBJETIVOS

 

à        Ensinar as bases Bíblicas que se relacionam com o serviço das artes na igreja sendo;  música, dança, teatro, artes plásticas e outras expressões artísticas.

à        Ministrar as bases Bíblicas para os QUATRO PILARES DA ARTE BIBLICA, que sustentam o serviço das artes.

  • Adoração,

  • Evangelismo,

  • Ensino,

  • Restauração.

  1.  Trazer uma reflexão sobre o serviço do artista e suas bases na palavra de Deus, estimulando seu crescimento como cristão e sacerdote.

  2.  Fortalecer os vínculos entre grupos de arte, os artistas cristãos e estimular o seu crescimento através dos princípios da palavra de Deus.

  3. Estabelecer um currículo de seminário bíblico voltado especificamente para artistas cristãos.

  4. Estimular e auxiliar no crescimento do Artista Cristão  e seus dons visando o crescimento e a edificação da igreja.

  5. Estimular o nascimento de novos grupos de arte com base na palavra de Deus.          

 

JUSTIFICATIVA

Muitos artistas e grupos de arte tem se levantado no meio cristão e manifestado o reino de Deus através dos dons que Deus lhes deu. E através deles o Deus da criação tem manifestado toda sua criatividade para alcançar vidas.

Num mundo moderno onde as informações são dinâmicas, criativas e rápidas, as artes possuem uma capacidade de penetrar em lugares onde o EVANGELISMO não teria abertura se procedido da maneira convencional como a muito costumávamos fazer. Em alguns lugares não se pode mais entrar como um ministro do evangelho, ou um pastor, mas se pode entrar como artista. A Mensagem Criativa alcança atenção e penetra na vida das pessoas de uma maneira “viva”, pois se torna uma palavra vista, sentida e percebida por vários outros sentidos, facilitando a compreensão e o Foco. É através desta mensagem, apresentada de forma artística criativa apresentada pela de música, dança, teatro, artes plásticas, que muitos tem se rendido ao toque do Espirito Santo.

Mas, o trabalho com artes não é apenas uma estratégia para alcançar pessoas para Cristo, devido ao seu poder de comunicação e de estimular o imaginário das pessoas, torna-se também uma importante ferramenta de ENSINO da palavra. Uma mensagem apresentada criativamente permanece marcada na memória das pessoas de uma maneira muito eficaz.

As artes também são um importante instrumento de ADORAÇÃO. A música já é reconhecidamente há vários anos um desses instrumentos, mas nesses dias Deus tem usado outros instrumentos que podem ser usados para adorar a Deus.

A Bíblia diz que devemos adorar a Deus em Espírito e em Verdade (Jo 4:23-24), fazemos isso quando o adoramos com tudo aquilo que somos, com todas as virtudes e dons que Deus nos presenteou. A palavra de Deus diz que todo ser que respira louva ao Senhor (salmo 150:6), ou seja, toda a criação manifesta a grandeza do seu criador. Deus é o criador e o artista supremo, a palavra de Deus diz que todas as coisas foram feitas por Ele e sem Ele nada do que foi feito se fez (Jo 1:3). Todos os tipos de arte foram criadas para glorificar a Deus, ou seja, a arte é instrumento de culto.

Toda arte transcende e manifesta a natureza de quem a produz. Ela comunica algo ás pessoas e a Deus. O artista, então, quando longe de Deus, manifesta em sua arte os traços de sua natureza caída. Daí a necessidade de RESTAURAÇÃO do artista para que ele possa comunicar e manifestar o verdadeiro propósito de sua arte. Então, para que haja uma restauração de todas as manifestações de arte, é necessário que haja uma restauração de quem a faz, do artista.

Por outro lado, existe uma realidade em que muitos artistas e grupos, mesmo nascidos de novo, não têm permanecido na promessa que Deus lhes conferiu, ou durante sua caminhada,  perderam o propósito pelo qual foram chamados. Nesse caso também precisam de RESTAURAÇÃO na Visão e Pratica dos preceitos da Palavra de Deus.

Em resumo, estas são as bases que sustentam os QUATRO PILARES DA ARTE, é a linha que determina o propósito pelo qual ela foi criada, ela existe para ADORAÇÃO, EVANGELISMO, ENSINO e RESTAURAÇÃO.

Mas por outro lado, existe uma realidade em que muitos artistas e grupos não têm permanecido na promessa que Deus lhes conferiu, ou perderam o propósito pelo qual foram chamados.

E interessante observarmos o contexto em que a carta de Paulo a Timóteo foi escrita. Paulo estava preso em Roma e sabia que dali não mais sairia vivo. Ele sabia que nunca mais veria seu fiel escudeiro Timóteo. Então o maior desespero do coração de Paulo era deixar alguém para continuar a carreira que Cristo lhe confiara. Alguém que continuasse a manter o padrão da fé, que não se corrompesse, mas que continuasse a caminhada da Igreja. O apóstolo Paulo quando escreve ao seu amado filho na fé Timóteo, lhe dá a receita para um ministério sólido, profundo e eficaz nos seus

desígnios e propósitos, ele diz:

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja PERFEITO e perfeitamente HABILITADO para toda boa obra.” (2Tm 3:16-17)

A palavra de Deus nos habilita para o serviço. Muitos artistas e grupos de arte estão sem vida por não terem

fundamentado suas bases na palavra.

A grande relevância do SEMINÁRIO DISCIPULARTE é fazer uma viagem para dentro de cada artista, cada servo, cada levita, confrontando suas convicções sobre si mesmo e sobre o seu serviço com as expectativas

que Deus nutre a seu respeito.

A arte não é apenas um entretenimento dentro da igreja, ela é um serviço, e como todo serviço para Deus deve culminar em resgate de vidas, em restauração de pessoas, em edificação da igreja em manifestação das virtudes e da

natureza de Deus em plena adoração.

Este é o propósito do SEMINÁRIO DISCIPULARTE, mergulhar na palavra de Deus buscando bases que sustentem o serviço das artes. E através disso, trazer uma transformação genuína na vida de cada artista, cada levita, cada sacerdote.

 

 

METODOLOGIA

 

O Seminário Discipularte é um conjunto de estudos dirigidos ao Artista Cristão que aborda assuntos como Caráter, Discipulado,  Disciplinas Espirituais e também princípios que devem nortear o nascimento, a rotina e a visão de grupos de adoração Criativa para agregar força e criatividade ao crescimento da Igreja local.

Após a Ministração em Grupo no Festival Rhema, os alunos poderão continuar os estudos com suas

equipes em suas cidades!

 

Como estudar as apostila!

  1. A apostila esta dividida em lições.

  2. Cada Lição deverá ser ministrada semanalmente.

  3. Reúna seu grupo de artes, e sentem-se em um círculo, onde todos possam se ver e após a ministração discutir / compartilhar o assunto abordado.

  4. Cada lição poderá ser ministrada em aproximadamente 1 hora, onde parte deste tempo deverá ser destinado a discussão em grupo.

  5. Após a ministração o discípulo terá como sugestão uma leitura para os outros dias da semana, visando à memorização e prática da palavra ministrada.

 

Material que o Aluno deverá ter em mãos:

  1. Bíblia.

  2. Apostila Discipularte do módulo a ser estudado.

  3. Caderno ou bloco de anotações, caneta, lápis e borracha.